10 Gatilhos Mentais Para Utilizar Em Seus Negocios – Parte I [ARTIGO]

10 Gatilhos Mentais Para Utilizar Em Seus Negocios

10 Gatilhos Mentais Para Utilizar Em Seus NegociosOlá, tudo tranquilo?

Antes de mais nada, gostaria que você lesse este post até o fim PORQUE tenho certeza de que ele irá alavancar seus negócios.

No início de minha carreira como empreendedor digital tinha um site voltado para concurso públicos que gostava muito de mexer, mas muito da comunicação que tinha com minha audiência não possuía nenhum tipo de técnica. Isso fazia com que eu tivesse pouquíssima gente interessada no que eu estava disposto a dizer e minhas conversões eram simplesmente HORRÍVEIS.

Ficava simplesmente encucado porque utilizava uma linguagem direta, me preocupava em não ter erros de Português e sempre utilizava no final de minha comunicação uma chamada para a ação, e mesmo assim não conseguia engajar minha audiência.

Pra falar a verdade, quase desisti. Me sentia como um verdadeiro derrotado tendo tanto trabalho para nada. Perdia horas e horas na frente do computador, escrevendo posts e criando vídeos sobre técnicas de estudo que não me traziam neuhum retorno. Até que um dia, navegando pelo Youtube, vi um vídeo sobre gatilhos mentais que mudou a minha maneira de me comunicar com minha audiência e tudo simplesmente mudou. As pessoas passaram a me ouvir mais, passaram a atender mais as minhas solicitações, e hoje estou aqui para passar para você algumas coisas que simplesmente mudaram meus negócios da água para o vinho.

Neste post vou te mostrar 10 gatilhos mentais, que funcionam como mágica, para você utilizar no seu negócio e no seu relacionamento com a sua audiência.

Mas, primeiramente, o que são gatinhos mentais?

Gatilhos mentais são ATALHOS que nosso cérebro usa para tomar uma decisão de forma automática. Se o cérebro humano fosse obrigado a pensar em todas as ações que realizamos para executar cada ação que imaginamos fazer, nós simplesmente não executaríamos praticamente nada devido a infinidade de estímulos externos ao qual o corpo humano está exposto.

Para que isso não aconteça, o cérebro se adaptou para “pegar atalhos” diante de tantos estímulos externos e durante toda a nossa vida para escolher atalhos e não necessitar raciocinar toda hora e se preocupar com cada coisa que o indivíduo necessita fazer.

Deixe eu te mostrar um exemplos simples. Responda a seguinte pergunta:

QUANTOS ANIMAIS DE CADA ESPÉCIE MOISÉS COLOCOU NA ARCA?

Se você respondeu DOIS, parabéns. Você faz parte da grande maioria que ERRA esta pergunta. Afinal de contas, não foi Moisés que colocou animais na arca, e sim Noé.

Você provavelmente respondeu errado porque seu cérebro utiliza um atalho rápido (chamado de fast thinking) em que ele associa a resposta a experiências anteriores vividas por você. Como provavelmente você já ouviu a história da arca durante toda a sua vida e sabe que um casal de cada espécie de animal foi salvo, quase que instantaneamente a resposta DOIS apareceu na sua boca, sem pensar ou ponderar sobre se o que estava sendo perguntado fazia realmente sentido ou estava correto.

Com os gatilhos mentais acontece a mesma coisa. Utilizando gatilhos mentais conseguimos direcionar nossa comunicação para sugestionar nossa audiência e aumentar as chances de que ela tome uma determinada ação, praticamente de forma inconsciente, como clicar em um botão ou assistir um vídeo. Tudo de forma automática.

De acordo com Robert Cialdini, professor de psicologia americano e autor do livro “As Armas Da Persuasão“:

…o comportamento estereotipado automático predomina em grande parte das ações humanas. Em muitos casos, é a forma eficiente de comportamento; em outros é simplesmente necessário.
…temos que muitas vezes usar nossos esteriótipos, regras gerais, para classificar as coisas com as poucas características-chave e depois passar a reagir sem pensar.

A seguir, listarei 10 gatilhos mentais que você não só pode como deve utilizar na comunicação com as pessoas para que sua mensagem com sua audiência se torne cada vez mais efetiva:

1 – Gatilho do PORQUE

Quando falamos o porquê de estarmos solicitando uma determinada ação, as pessoas tendem a responder de forma mais positiva do que solicitarmos a ação de forma nua e crua. Simplesmente ao falarmos o PORQUE, as pessoas tendem a nos seguir

Ex: Clique no link abaixo e veja o vídeo >>> sem gatilho mental
Clique no link abaixo porque você verá um vídeo que mudará a sua vida.

Desta forma o PORQUE é uma das palavras mais importantes que você deve usar em sua comunicação. NUNCA SE ESQUEÇA DISSO.

2 – Gatilho da AFEIÇÃO

Toda vez que um consumidor adquire afeição por uma empresa, marca ou pessoa, pode ter certeza: ele tem a tendência de comprar muito mais.

Desta forma, o gatilho da afeição serve para estabelecermos conexão e confiança com nossa audiência e fazer com que ela passe a gostar de nós. Assim, as pessoas se tornarão muito mais suscetíveis a te dizer um SIM quando você solicitar algo.

E como fazer para criar afeição com seus clientes?

Uma das melhores formas de você criar afeição com sua audiência é através de HISTÓRIAS. Contar histórias que alguém de sua audiência viveu ou que passou com você, ou histórias que você próprio viveu conecta demais as pessoas a você. Mas atenção! As histórias necessariamente devem ter a ver com o que você está passando para sua audiência, pois caso contrário não haverá uma forte conexão.

Outra forma de você criar afeição é entregar conteúdo de extrema qualidade para as pessoas que seguem você. Este conteúdo deve ser fornecido de graça ou por um preço que as pessoas considerem justo.

Lembre-se disso: pessoas normalmente compram de “pessoas” e não de “empresas”. Você deve tratar as pessoas como pessoas e não como máquinas. Por mais que você use um auto-responder para manter um relacionamento com sua lista, não use uma comunicação genérica (para várias pessoas) ou comercial (para clientes).

Pense que quem lê a sua mensagem do outro lado é um indivíduo. Estabeleça uma comunicação o mais pessoal e descontraída possível para ativar empatia e afeição com a pessoa com quem você fala. Assim, sua audiência sempre estará mais aberta a suas ofertas.

Uma terceira forma de você se conectar com seu cliente pelo gatilho da afeição é você mostrar que você é igual ou muito semelhante ao seu cliente e que você tem outros clientes que são parecidos com ele. que utilizam o produto que você oferece e que têm resultado. Mostre que você tem cuidado com seus clientes. elogie seus clientes. Isso também ativará uma forte conexão.

3 – Gatilho da AUTORIDADE

Autoridade nada mais é que uma forma muito mais poderosa de você fazer com que as pessoas escutem você. As pessoas tende a escutar e acreditar muito mais em que é uma autoridade.

Isso acontece porque as pessoas normalmente são céticas e não acreditam no que você tem a dizer. O início do relacionamento das pessoas com você sempre será com “um pé atrás”, e se você conseguir mostrar para sua audiência que você realmente entende de determinado assunto você consegue atingir um nível de convencimento muito maior.

Seu grande objetivo será disparar este gatilho para que você seja considerado um expert e as pessoas deixem de te escutar sob o ponto de vista de alguém que está tentando vender alguma coisa para passarem a ver em você uma autoridade que manja bastante de assunto e está que querendo compartilhar conteúdo ou dando uma dica sobre um produto que realmente vai ajudar as pessoas.

E como criar autoridade diante de sua audiência?

Uma forma de você criar autoridade é simplesmente ensinar alguma coisa para seus clientes, mesmo que você não seja um tremendo expert nesse assunto. Basta que este conteúdo seja relevante para sua audiência e, claro, seja verdadeiro.

O gatilho da autoridade é disparado no momento em que sua audiência aprender algo que ela não sabia e que foi ensinado por você (principalmente se este conteúdo for de graça). As pessoas começarão a acreditar em você e começarão a achar que você entende muito do assunto que foi ensinado.

Uma outra forma de você gerar autoridade é você gerar resultado para seus clientes. Seu você falar para seu cliente que seguindo uma determinada dieta ele perderá 5Kg e se ele seguir a dieta e perder esse peso,  com certeza ele achará que você entende do assunto e acionará o gatilho da autoridade.

A terceira forma de você ativar o gatilho da autoridade é você gerar resultado para pessoas e mostrar para seu cliente o resultado que estas pessoas tiveram com a sua ajuda. Isso pode ser mostrado por meio de depoimentos de seus clientes que tiveram algum tipo de transformação com um produto indicado por você.

Bom, já falei pra caramba por hoje e o texto já está ENORME! Vou deixar para o próximo post para falar sobre mais 4 gatilhos mentais para você utilizar na comunicação com sua audiência. Até lá!

Grande abraço,

Cláudio

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